Sou professor da New York University Shanghai e pesquisador sênior do Center for Sustainable Business da NYU Stern. No Brasil, sou professor da Fundação Dom Cabral e colunista da Folha de São Paulo. Também sou editor associado do Journal of Economic Surveys e da Revista Brasileira de Finanças. Minhas pesquisas já foram publicadas na Nature Sustainbility, Journal of Corporate Finance e Harvard Business Review, e já escrevi para The New York Times, Bloomberg e The World Economic Forum, entre outros. Sou autor de Economics of Global Business (MIT Press) (todo o material de apoio do livro, como slides e estudos de caso, pode ser baixado gratuitamente). Meu CV em inglês pode ser baixado aqui e meu CV lattes pode ser acessado aqui.
Meu objetivo como pesquisador, consultor e professor é gerar valor para a sociedade, desenhando soluções pragmáticas para a sociedade, seja através de políticas públicas ou soluções corporativas. Divido minhas pesquisas em três áreas: gestão financeira, desenvolvimento econômico e finanças sustentáveis. Além do ensino de alunos e executivos em diferentes níveis e partes do mundo, desenvolvo consultorias nas áreas de gestão de capital de giro, fusões e aquisições e finanças corporativas.
Os dois produtos mais importantes que já desenvolvi até aqui são o livro Economics of Global Business (MIT Press) e o artigo Renewables inputs’ tariffs reduction and impact on European decarbonization, publicado na Nature Sustainability.
Considero extremamente relevantes o desenho de um modelo de gestão de risco, para bancos, que contempla riscos e benefícios ambientais e sociais (publicado no Journal of Business Ethics) e a proposta para resolver a crise de refugiados na Europa, com ajuda brasileira (publicado pela Bloomberg). Para corporações, um dos meus projetos ajudou a gerar mais de U$ 1 bilhão para uma empresa brasileira de capital aberto.
Também sou autor de O Modelo Dinâmico de Gestão Financeira, Vida de Rico sem Patrimônio, Os problemas da educação no Brasil: Diagnósticos e propostas de solução e Apelo à Razão: a reconciliação com a lógica econômica.
O foco central das minhas pesquisas é a busca de soluções viáveis, levando em conta restrições políticas e organizacionais. É isso que diferencia minha obra da maioria dos acadêmicos e consultores: não estou interessado em discussões sobre soluções utópicas e ideiais. Quero melhorar a sociedade hoje, construindo um mundo melhor passo a passo. Minhas pesquisas acadêmicas se direcionam a periódicos de destaque e foram publicadas no Journal of Corporate Finance, Harvard Business Review, Energy Economics, Journal of Business Ethics, International Journal of Production Economics, European Journal of Health Economics e Review of Industrial Organization, entre outros. A mesma preocupação norteia meus livros. Como exemplo, no livro sobre educação no Brasil busco soluções plausíveis para melhorar nosso sistema educacional, em vez de ficar somente no diagnóstico do nosso trágico ensino.
Ao longo da minha carreira desenvolvi trabalhos, consultorias e cursos com diversas empresas, incluindo-se Kraft Foods, Johnson & Jonhson, Santander, L’Oreal, Petrobras, Vale, Grupo Queiroz Galvão e RCI Banque, além de instituições públicas como o SEFAZ/CE e TCE/MG.
Participo de vários eventos nacionais e internacionais, incluindo-se convites para keynote speaker na Conference on Social Entrepreneurship, Systems Thinking, and Complexity, New York, EUA. Possuo vários prêmios como professor, destacando-se o Prêmio Academia Itaú/IBGC em 2011.
Você pode me escrever diretamente e meu twitter é @RodZeidan.