Pragmatic Economics and Sustainable Finance

Building solutions for a better world, by Rodrigo Zeidan

Artigos em Português

Aqui estão algumas das minhas publicações em português, desde artigos acadêmicos a livros e colunas de jornal. As publicações em inglês encontram-se em Research. Também tive uma coluna na Exame.com e todos os textos da coluna estão disponíveis, assim como entrevistas para a mídia. Os três primeiros textos são particularmente interessantes para executivos seniores e conselheiros de administração, pois destacam a relevância de sustentabilidade para o crescimento empresarial, como criar valor para a empresa e o estágio da busca por fontes de financiamento externo no Brasil.IMG_5694

Sírios são bem vindos

Finanças Sustentáveis

Criação de Valor para Conselheiros de Administração

Incentivos à abertura de capital na Bolsa de Valores

É hora de desmamar do BNDES as grandes empresas e as múlti

Desvalorização cambial e os limites da política econômica

A taxa de juros americana e a desvalorização do real

Amor ao Tijolo na China e no Brasil

Governança Corporativa em Empresas Familiares na China: Desafios e Oportunidades

Acordos do Mercosul com Terceiros Países

Brasil é o País mais Fechado do Mundo para o Comércio Internacional

Efeito Fisher e a Inflação no Brasil

Além dos textos publicados nas grandes mídias, escrevo para o público em geral nesse site

A nova agenda para países em desenvolvimento, o grande tema desse blog, está sendo desenvolvida nos textos abaixo. Para os textos acadêmicos de finanças e economia, acesse a parte do site sobre as minhas publicações em português.

No post original escrevo primeiro em inglês e  e depois em português. O título é Uma nova Agenda para o Brasil.

Em março de 2016 comecei uma série de posts sobre educação. O primeiro é “Tudo que você sabia sobre Educação no Brasil está errado“, seguido da parte II, sobre evidências científicas. O post III é sobre como estamos parados no tempo e o IV sobre como incentivos perversos estão fazendo com que joguemos dinheiro pelo ralo. A quinta parte é sobre como jogamos dinheiro fora no ensino superior brasileiro, enquanto na sexta analiso os retornos públicos e privados de educação. A sétima parte mostra como universalizar não é necessariamente uma boa solução, pois pode gerar muitas ineficiências, enquanto a oitava diferencia educação de intervenções, mostrando como essas últimas podem ser muito importantes para gerar retorno para a sociedade.

Os textos subsequentes  vem depois de um texto em inglês e são “Que se dane o curto prazo” e “Os limites do governo”.

Depois escrevo sobre “Porque devemos aumentar o preço da gasolina” e “Maioridade Penal”, que, assim como os anteriores, seguem depois da versão em inglês.

A parte seguinte é sobre protecionismo, com textos sobre os efeitos econômicos do protecionismo brasileiro e reformulação do Mercosul.

Faço algumas considerações sobre os empresários brasileiros, fruto da minha experiência como professor de educação para executivos, nos posts sobre como empresários gostam de rasgar dinheiro e como muitos investem para falir.

Outro assunto importante é sobre direitos reprodutivos e desenvolvimento econômico.

Debt-to-GDP Simulator

.

2 thoughts on “Artigos em Português

  1. Parabéns, Rodrigo!
    Seu Blog é de grande interesse meu.
    Continue publicando.
    Obrigado!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: